Selo de Reconhecimento “Produção Limpa 2019” está em processo de concessão à Recicarbon

Fábrica da Recicarbon.

Usina capixaba produz carvão vegetal sem derrubar novas árvores e controla 100% dos gases emitidos no processo.

—-

O Programa Mais Carvão concede à Recicarbon (Recicarbon Indústria e Comércio Ltda.) o selo “Produção Limpa 2019”, como reconhecimento dos excelentes resultados obtidos em sua produção ecológica de carvão vegetal, referente ao ano de 2019. O programa analisou criteriosamente os processos produtivos aplicados pela fábrica e mensurou os resultados obtidos de forma qualitativa e quantitativa. No parecer, foi destacado o corte de emissão de gases causadores do efeito estufa, em linha com os acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário.

A Recicarbon é uma empresa capixaba liderada pelo empresário Luis Felipe Semensato. Desde 2013, a usina produz carvão vegetal a partir de dormentes de madeira não reaproveitáveis, removidos das estradas de ferro da Vale. Dormentes são peças transversais, instaladas em linhas férreas, sobre as quais se fixam os trilhos dos trens. Para aproveitar essa matéria-prima, a empresa instalou-se estrategicamente na zona rural de Aracruz/ES, no distrito de Guaraná.

A produção de carvão da Recicarbon faz uso de novas tecnologias, desta forma, a empresa alcançou o controle de 100% dos gases emitidos pela combustão da madeira.  A empresa também desenvolveu tecnologia própria, capaz de remover a toxicidade da madeira tratada dos dormentes. Em conjunto, as tecnologias aplicadas permitem que nuvens pretas de fumaça e gases tóxicos, como o metano, não sejam mais lançados na atmosfera, se diferenciando dos métodos tradicionais de produção.

O selo “Produção Limpa” compõe um conjunto de prêmios que possuem a finalidade de promover o desenvolvimento da indústria de carvão vegetal, estimulando a adoção de práticas mais sustentáveis e processos mais eficientes por parte das empresas. Os selos também ajudam os clientes na escolha dos melhores produtos.

 

Citações na mídia:
Vale transforma dormentes usados da EFVM em carvão vegetal de alta qualidade para siderúrgicas (DeFato).
Dormentes substituídos na estrada de ferro Vitória-Minas viram carvão (Hoje em Dia).
Dormentes viram carvão vegetal (Sinferbase).
Inovação sobre os trilhos (AENFER).