Usina possui tecnologia própria, usada para que a produção de carvão não regenere Dioxina e Furano, substâncias altamente cancerígenas.
—-
O programa Mais Carvão concede à Recicarbon (Recicarbon Indústria e Comércio Ltda.) o Selo Especial de “Tecnologia Exclusiva”, como reconhecimento dos esforços em pesquisa e desenvolvimento para implementação de tecnologia própria, capaz de proporcionar a não regeneração de Dioxina e Furano. Essas substâncias são altamente cancerígenas e são geradas a partir de produtos químicas presentes em madeiras tratadas, evitar a sua formação na atmosfera é essencial para garantir qualidade de vida e maior longevidade ao ser humano.
A Recicarbon é uma empresa brasileira, produtora de carvão vegetal, localizada na zona rural de Aracruz/ES. Sua principal matéria prima é o dormente de madeira não reaproveitável. Dormentes são peças transversais, instaladas em linhas férreas, sobre as quais se fixam os trilhos dos trens. Para ser utilizada como dormente, a madeira recebe tratamentos químicos específicos que prolongam a sua vida útil, mas gera um passivo ambiental. A empresa, através da sua tecnologia, elimina a toxidade da madeira, permite um segundo uso para o material e gera carvão sem derrubar novas árvores.
Desde 2013, a usina controla 100% da emissão de gases obtidos através da produção de carvão vegetal, eliminando a fumaça preta das chaminés e a emissão de gases tóxicos, como o metano. Dessa forma, o carvão produzido pela Recicarbon possui baixo impacto ambiental e a produção garante a integridade física e social de todos os colaboradores.
Os Selos Especiais fazem parte de uma estratégia do Programa Mais Carvão para incentivar inovações na indústria de carvão vegetal, levando as empresas a buscarem ações concretas para a melhoria dos processos e dos produtos em prol de beneficiar consumidores, clientes institucionais e a sociedade como um todo.
Citações na mídia:
Madeira é tratada e vira combustível (A Gazeta).
Dormentes viram carvão vegetal (Portal da Mineração).
Dormentes usados da EFVM dão origem a carvão vegetal de alta qualidade (Vale).
Vale transforma dormentes em carvão vegetal para siderúrgicas (ANPEI).