Na data de 22 de Junho de 2021, a Ignis Academia do Carvão com o seu programa de Certificação Mais carvão concedeu para a Recicarbon Indústria e Comércio LTDA, o Selo de Reconhecimento em Produção Verde entre os anos 2012 e 2020. A empresa acabou se destacando no processo, conquistando logo em seu primeiro selo, o grau máximo desta categoria ou zona de excelência (Nota AAA) em produção de carvão ecológico.
A Recicarbon localizada na zona rural de Aracruz/ES, é uma empresa brasileira de reaproveitamento e reciclagem de subprodutos, tendo como uma das suas operações a produção de carvão vegetal a partir de dormentes de madeira advindos de “sucata” de ferrovias . Além do uso de tecnologia que lhe permite controlar em 100% a emissão dos gases obtidos no processo de produção do carvão vegetal, a usina também optou pelo o uso de dormentes de madeira não reaproveitáveis como matéria prima, sendo a única no País autorizada a carbonizar este tipo material contaminado.
O programa Mais Carvão surgiu em 2019, porém antes de existir o primeiro programa de certificação de reconhecimento ambiental em carvão vegetal no Brasil, a Recicarbon já era exemplo em produção limpa ao incinerar 100% dos gases de carbonização de seus fornos industriais de carvão vegetal.
José Antonio Semensato, sócio fundador da empresa, saudosamente, traz a história de que existiu empecilhos e complicações no início da empresa, mas os valores de foco no cliente, compromisso com o meio ambiente e respeito ao trabalhador e comunidade permitiram à empresa superar as dificuldades, ampliar suas atividades e crescer gerando muitos empregos, reciclando dormentes e produzindo produtos de carvão de forma sustentável.
“Mesmo em época de pandemia foi possível expandir e se tornar competitivo”, ressalta José Antonio Semensato, recentemente.
Hoje, a empresa Recicarbon, é gerida pela segunda geração desta empresa familiar representada pelos filhos do fundador, Marcos Vinicius Martins Semensato e Luis Felipe Martins Semensato, tendo o fundador e pai como conselheiro dos negócios da família.
O auditor e engenheiro florestal Daniel Camara Barcellos, doutor em tecnologia florestal, que é referência há mais de 25 anos no mercado de produção de carvão vegetal, foi o responsável junto a Ignis Academia do Carvão, em estar acompanhando o processo de auditoria do Selo Mais Carvão em em Produção Verde.
“A Recicarbon demonstrou através de seus registros de controle de processo diário e suas auditorias ambientais anuais obrigatórias e voluntárias que vem produzindo carvão vegetal de forma ecológica desde sua fundação”, ressalta Daniel Barcellos engenheiro que auditou as documentações ambientais históricas da empresa mantendo os preceitos iniciais de ser uma empresa comprometida com meio ambiente.
O processo de certificação da Recicarbon, foi composto por uma árdua análise que acabou abrangendo as competências anuais de 2012 até 2019. Por fim, se constatou que a usina possui em sua linha de produção de carvão vegetal, uma tecnologia eficiente que foi responsável em tratar a emissão de gases nocivos ao meio ambiente (e ao homem), fazendo com que nesse período, a empresa deixasse de emitir pelo menos 65.026 (sessenta e cinco mil e vinte e seis) toneladas de carbono para meio ambiente no período avaliado.
As estimativas para os cálculos de economia de carbono foram realizadas através da metodologia AMS-III-K proposta por órgãos internacionais de validação em crédito de carbono. Esta metodologia internacional foi ainda adaptada/validada por experimentos no Brasil realizados na ESALQ-USP, em trabalhos propostos na tese de doutorado de Taccini, único experimento brasileiro que delimita e calcula carbono emitido a partir da incineração de gases nesta metodologia.
Os dormentes, matéria prima usada na Recicarbon para serem reciclados, são peças de madeiras transversais que são instaladas em linhas férreas com o objetivo de fixar os trilhos dos trens, porém para uma maior durabilidade, esse material acaba recebendo tratamentos químicos específicos que geram passivos ambientais. Porém, a empresa Recicarbon através de sua exclusiva tecnologia, elimina a toxicidade desses produtos da madeira, permitindo um segundo uso para esse material, gerando carvão sem a necessidade de derrubar novas árvores.
Ao investir em uma linha de produção de carvão vegetal limpa, desde a escolha e uso da matéria prima, a Recicarbon demonstra ser uma empresa comprometida quanto a não geração de passivos que agridem o meio ambiente.
Os Selos Especiais fornecidos pela Certificação Mais Carvão fazem parte de uma estratégia da Ignis Academia de Carvão visando incentivar inovações na indústria de carvão vegetal, levando as empresas a buscarem ações concretas para a melhoria dos processos e dos produtos em prol de beneficiar consumidores, clientes institucionais e a sociedade como um todo.
A Recicarbon faz parte de um pequeno rol de empresas que têm a excelência em produzir carvão ecológico no País sendo detentora de tecnologia exclusiva de transformação de dormentes contaminados em carvão um processo ambientalmente correto.