Através do seu programa de Certificação Mais Carvão, a Ignis Academia do Carvão concedeu na data de 20 de Junho de 2022, o Selo de Tecnologia Exclusiva para a Recicarbon Indústria e Comércio LTDA. A empresa concluiu o processo se destacando e alcançando a zona de excelência (Nota AAA) do respectivo selo.
O selo Tecnologia exclusiva consiste de um SELO DE RECONHECIMENTO ESPECIAL. Ele implica dizer que a empresa tem tecnologia pioneira e/ou inédita que colabora de forma efetiva na produção ecológica de carvão vegetal. A tecnologia exclusiva da Recicarbon que permitiu o recebimento do selo tecnologia exclusiva, consiste do único sistema de produção de carvão nacional (e possivelmente mundial) 100% ecológica que além de eliminar hidrocarbonetos da carbonização, impede a regeneração de dioxinas e furanos que são comuns a materiais contaminados como madeiras tratadas com preservantes e neste caso dormentes de madeira de trem.
A Recicarbon é uma empresa brasileira que recicla dormentes, fábrica carvão vegetal e controla 100% da emissão de gases obtidos no processo de produção, localizada em Aracruz/ES, Brasil. Além de controlar as emissões, a Recicarbon criou novos serviços e produtos, transformando dormentes de madeira em madeira comercializável.
O modelo empresarial da Recicarbon é uma forma simples, replicável e sustentável de reciclagem de resíduos de dormentes de madeira que permite à empresa reduzir consideravelmente as emissões de CO2 por tonelada de carvão vegetal produzido. A empresa utiliza travessas 100% recicladas como matéria-prima de ferrovias abandonadas e, combinada com tecnologia moderna, alcançou uma eficiência operacional superior a 98%. Além disso, a Recicarbon também produz carvões ecológicos para fornecer no mercado industrial de aço em grandes volumes e com excelente relação qualidade/preço.
Vista aérea recente das instalações da Recicarbon
“Estamos orgulhosos de certificar o compromisso desta organização visionária com a sustentabilidade.” afirmou Alessandra Bispo Diretora da Ignis Academia do Carvão.
A Recicarbon está comprometida com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável. A empresa é auditada ambientalmente há mais de 12 anos e seus esforços lhe permitiram obter importantes reconhecimentos .
O Programa de Certificação Mais Carvão exige o cumprimento de políticas específicas, com foco em três aspectos: responsabilidade social, sustentabilidade ambiental e viabilidade econômica. Para receber este selo, a Recicarbon foi submetida a uma auditoria de avaliação de suas instalações e processos de produção, bem como a verificação de seus planos de tratamento de efluentes gasosos.
Imagem aérea da Recarbon
Desde seu início em 2012, a Recicarbon segue o caminho da sustentabilidade através da produção de carvão vegetal a partir de fontes sustentáveis e do gerenciamento de resíduos.
O Programa de Certificação Mais Carvão (criado em 2019), promove o desenvolvimento econômico e social, certificando a produção de carvão vegetal a partir de resíduos, visando reduzir sua pegada de carbono e contribuindo para a luta contra o desmatamento. O programa premia selos de excelência que identificam empresas cujo compromisso é aumentar a qualidade do produto, reduzindo o impacto ambiental e promovendo a sustentabilidade em sua região.
No caso da Recicarbon o reconhecimento foi retroativo demonstrando toda a visão da empresa em termos de sustentabilidade e preservação do meio ambiente muito antes de muitas empresas enxergarem a pegada ambiental no qual estamos aqui considerada
O Problema que a Recicarbon Resolve
O descarte de resíduos de dormentes de madeira é de importância ambiental e econômica. Entretanto, estudos específicos que testam e avaliam a sustentabilidade de alternativas para seu descarte adequado são praticamente inexistentes. O empreendimento da Recicarbon é apresentado um novo método, baseado em pirólise industrial com tratamento térmico da fumaça da produção de carvão vegetal alcançada em uma etapa.
O processo de disposição dos resíduos de dormentes de madeira apresenta uma importante preocupação ambiental porque este material contém altos níveis de carbono e pode levar à emissão de gases de efeito estufa (GEE) quando não é devidamente gerenciado em aterros sanitários.
Além de utilizar tecnologia que lhe permite controlar 100% da emissão de gases obtidos no processo de produção do carvão vegetal, a usina também opta por utilizar dormentes de madeira não reutilizáveis como matéria-prima, recuperando-os e transformando-os de forma sustentável.
Os dormentes de madeira são peças de madeiras transversais que são instaladas em linhas férreas com o objetivo de fixar os trilhos dos trens, porém para uma maior durabilidade, esse material acaba recebendo tratamentos químicos específicos que ao serem impregnados podem vir a gerar passivos ambientais. A empresa através de sua tecnologia exclusiva, ao transformar o dormente de trem em carvão, elimina a toxicidade dos gases de carbonização emitidos durante a transformação da madeira em carvão, permitindo um segundo uso, para esse material, ao gerar carvão, sem a necessidade de derrubar novas árvores.
Além da preferência pelo uso dos dormentes, a usina mantém um rigoroso padrão desde 2012, que lhe permite controlar em 100% a emissão dos gases obtidos no processo de produção do carvão vegetal, eliminando a emissão de gases potencialmente nocivos para o meio ambiente, como por exemplo, o metano que contribui de forma intensa para o efeito estufa.
Foto: Dormentes de trem recondicionados na Recicarbon
Sendo assim, o carvão produzido pela Recicarbon possui uma linha de produção respaldada por tecnologia exclusiva que lhe permite gerar um produto final que cause um baixo impacto ambiental.
Mas afinal de contas, como é o processo ecológico da Recicarbon?
Vista dos fornos de transformação de madeira em carvão
Em resumo, o primeiro passo para a produção do carvão vegetal é o controle do processo de carbonização dos dormentes, realizada em fornos fechados construídos especialmente para esta atividade na Recicarbon.
Uma carbonização incorreta deste tipo de material pode ser perigosa, pois os dormentes podem conter resquícios de produtos químicos utilizados em seu tratamento para aumentar sua vida útil na ferrovia e isso pode contaminar fortemente o meio ambiente.
Vista da chaminé do incinerador de fumaça
O projeto da Recicarbon conta com um sistema de controle de emissões que utiliza uma tecnologia inovadora para evitar a emissão de gases tóxicos no ambiente, sendo resfriados rapidamente e tratados.
Só, então, são liberados para a atmosfera sem perigo à saúde humana e ao meio ambiente. Além disso, todo o processo é monitorado periodicamente através de amostragem na chaminé, garantindo que o sistema seja operado respeitando o meio ambiente.
Quem hoje está por trás do sucesso da Recicarbon?
Hoje, a empresa Recicarbon é dirigida por Luis Felipe Martins Semensato, sócio e diretor da empresa Recicarbon. Juntamente com seu irmão Marcos Vinicius Martins Semensato vem dando novos rumos e ares à empresa.
Desde o início, José Antonio Semensato, sócio fundador da Recicarbon, hoje atuando como presidente do conselho administrativo, tem se comprometido com diversas ações de responsabilidade ambiental e social e aconselhando a segunda geração de herdeiros da empresa.
Luis Felipe Martins Semensato traz a história da retomada da empresa nos últimos 04 anos, que hoje com mais de 100 funcionários diretos, atua fortemente em novas vertentes do negócios de reciclagem. Com elevada flexibilidade e atendimento de excelência ao cliente tem imposto um ritmo sólido e de crescimento constante na empresa.
“Passamos períodos complicados na definição do principal negócio da empresa, em alguns momento nos sentimos desacreditados, realmente foi complicado em alguns momentos… porém com raça e reinvenção seguimos firmes, sobrevivemos, e continuamos “plantando” e agora começamos a colher os frutos das decisões acertadas, da coragem em empreender e do esforço empregado até o momento!”
Diz Luis Felipe Martins Semensato a respeito da empresa hoje.
Algumas imagens da empresa e de ação social da Família Semensato
A Visão de Futuro da Recicarbon
Além de utilizar tecnologia que lhe permite controlar 100% da emissão de gases obtidos no processo de produção do carvão vegetal, a usina também opta por utilizar dormentes de madeira não reutilizáveis como matéria-prima, recuperando-os e transformando-os de forma sustentável. Foram incorporados na sua matriz serviços diversos, logística e recuperação e reciclagem de outros produtos. Ampliou-se a base, as receitas da empresa e o mais importante a sustentabilidade do negócio.
O processo de produção de carvão vegetal Recicarbon é reconhecido por todos os clientes profissionais como um dos melhores do mercado. A modularidade e flexibilidade da fábrica permite produzir reciclar dormentes e produzir carvão vegetal siderúrgico em escala. Sua principal vantagem estratégica está em sua tecnologia, inédita e única até o momento, cujos impactos são reduzidos a zero através da destruição de gases tóxicos.
Documentação e placa recebida pela Recicarbon
Os Selos Especiais fornecidos pela Certificação Mais Carvão fazem parte de uma estratégia da Ignis Academia de Carvão visando incentivar inovações na indústria de carvão vegetal, levando as empresas a buscarem ações concretas para a melhoria dos processos e dos produtos em prol de beneficiar consumidores, clientes institucionais e a sociedade como um todo.
A Recicarbon, desde sua origem, busca a excelência nos seus processos de reciclagem e serviços, tendo alcançado alto grau de excelência na transformação deste material em carvão vegetal a partir da sua tecnologia exclusiva de eliminação de gases de carbonização e não regeneração em dioxinas e furanos.