Na data de 20 de Junho de 2022, a Ignis Academia do Carvão através do seu programa de Certificação Mais Carvão, decidiu por conceder o Selo de Produção Verde para a Recicarbon Indústria e Comércio LTDA. Ao concluir o processo, a empresa acabou se destacando e alcançando o selo com uma zona de excelência (Nota AAA).
Os selos de excelência do Programa de Certificação Mais Carvão são concedidos a empresas que seguem rigorosos critérios técnicos e ambientais na produção de carvão vegetal, contribuindo para o desenvolvimento de materiais produzidos de forma sustentável, ecologicamente corretos e certificados.
A Recicarbon é uma empresa brasileira de reciclagem de dormentes de trem e produtora de carvão vegetal, localizada na zona rural de Aracruz/ES. Além do uso de tecnologia que lhe permite controlar em 100% a emissão dos gases obtidos no processo de produção do carvão vegetal, a usina também opta pelo o uso de dormentes de madeira não reaproveitáveis como matéria prima, recuperando-os e transformando-os de uma forma sustentável.
Reconhecimento de Nota Máxima em Produção Verde pela Recicarbon
Para a conquista do selo, a Recicarbon passou por um rigoroso processo de auditoria realizado pela Ignis Academia do Carvão junto ao auditor Daniel Camara Barcellos, engenheiro florestal e doutor em tecnologia florestal, que atua há mais de 25 anos no mercado florestal com ênfase na produção de carvão vegetal.
A Recicarbon tem demonstrado através de seus registros diários de controle de processos e suas auditorias ambientais anuais obrigatórias e voluntárias que tem produzido carvão de forma ambientalmente correta desde sua fundação.
O processo foi composto por uma análise referente ao ano de 2021 a respeito da eficiência da tecnologia utilizada na produção de carvão quanto aos cuidados referentes à emissão de gases tóxicos. Estima-se que a empresa deixou de emitir pelo menos 1.721 (um mil e setecentos e vinte uma) toneladas de carbono no respectivo ano.
A matéria prima utilizada , os dormentes de trem, são peças de madeiras transversais que são instaladas em linhas férreas com o objetivo de fixar os trilhos dos trens, porém para uma maior durabilidade, esse material acaba recebendo tratamentos químicos específicos que geram passivos ambientais. A empresa através de sua exclusiva tecnologia, elimina a toxicidade desses produtos da madeira, permitindo um segundo uso para esse material, gerando carvão sem a necessidade de derrubar novas árvores.
O descarte de resíduos de dormentes de madeira tem importância ambiental e econômica. Todavia, os estudos específicos que testam e avaliam a sustentabilidade de alternativas de sua destinação adequada praticamente são inexistentes. No Brasil a Recicarbon é a única empresa a ter um processo de fato ecológico e ambientalmente correto.
Assim sendo, o descarte de resíduos de dormentes de madeira é de importância ambiental e econômica. Entretanto, estudos específicos que testam e avaliam a sustentabilidade de alternativas para seu descarte adequado são praticamente inexistentes. O processo de disposição dos resíduos de dormentes de madeira apresenta uma importante preocupação ambiental porque este material contém altos níveis de carbono e pode levar à emissão de gases de efeito estufa (GEE) quando não é devidamente gerenciado em aterros sanitários. A Recicarbon impede a chegada deste material nos aterros e transforma o dormente em um produto ecologicamente recuperado.
Foto: Estoque de dormentes armazenados na Recicarbon
Luis Felipe Martins Semensato, hoje a frente dos negócios da família, é um visionário no negócio da reciclagem, agregando serviços e produtos em uma complexa cadeia produtiva que é pouco notada pela maioria dos empreendedores.
A Recicarbon, uma empresa familiar que foi fundada em 2012 em resposta à necessidade de destinação de dormentes e produtos de carvão, tem um grande histórico ambiental. Suas muitas certificações incluem impacto ambiental, controle de qualidade, segurança e bem-estar dos trabalhadores. A empresa pode ser considerada como Carbono Positivo e tem se destacado ano a ano no crescimento do seu negócio e expansão das suas atividades.
Desde o início, José Antonio Semensato sócio fundador e seus filhos atuais Luis Felipe Martins Semensato e Marcos Vinicius Martins Semensato tem se comprometido com diversas ações de responsabilidade social e ambiental, ajudando com doações para projetos comunitários, patrocínio de eventos culturais, apoio a eventos regionais e criação de fundos para financiar projetos de pequena escala em comunidades locais de baixa renda.
Trabalhos sociais realizados pela família semensato
Os Selos Especiais fornecidos pela Certificação Mais Carvão fazem parte de uma estratégia da Ignis Academia de Carvão visando incentivar inovações na indústria de carvão vegetal, levando as empresas a buscarem ações concretas para a melhoria dos processos e dos produtos em prol de beneficiar consumidores, clientes institucionais e a sociedade como um todo.
Assim se conclui que a Recicarbon é uma empresa que possui um alto padrão de compromisso quanto ao meio ambiente, tendo uma linha de produção de carvão vegetal limpa que abrange desde a matéria prima até o seu produto final.